top of page
  • Foto do escritorKaroline Rodrigues

Rédeas é perseverar.

Atualizado: 29 de dez. de 2020

Rédeas é um esporte que exige do seu físico e do seu psicológico. Ela exige seu suor, sua concentração, sua coordenação…. E sim, seu dinheiro também.


É um hobby, uma distração. Mas sim, é também uma competição, entre você e os demais, e principalmente, entre você e seu limite, você querendo seu melhor. Melhor que o treino, melhor que a última tentativa, melhor que a última prova. Sem contar a relação de superação entre você e seu cavalo, mas isso vale um texto só pra esse assunto.


Meu ex-chefe costumava dizer sobre nosso trabalho: “num dia a gente perde, no outro a gente apanha”. Sempre serviu para mim na rédeas. Não no sentido negativo do preceito, mas sim na sua lição de perseverança, porque esse texto é uma reflexão essencialmente otimista sobre a prática dessa modalidade. Porque um dia a gente ganha. Ah, ganha!


De dentro daquelas 4 linhas vêm os mais diversos sentimentos, alegrias e frustrações, glórias e lágrimas. Já vivi todas elas. Ganhei muitas provas, mas perdi muito (mas muito) mais do que ganhei. E depois de perder tantas vezes, tentar tantas vezes, toda vez que finalmente consigo acertar, eu penso que valeu a pena. É aquela satisfação impagável da superação.



E refletindo tudo isso, esse último Derby ANCR foi pra mim um grande resumo dessa “jornada”. Não por mim, porque eu não ganhei nada, mas sim pelos que ganharam. E foram tantas pessoas que subiram no pódio que me fizeram pensar “puxa vida, que legal, esse(a) merece”. Merece pela dedicação, por ter tentado tantas vezes. E se não está há tanto tempo tentando por ser novo na modalidade, merece por ter tido a coragem de ter começado, ou recomeçado.


Eu vi muitos olhos marejados, sorrisos largos, troféus sendo abraçados com muita emoção, notas comemoradas, fivelas sendo admiradas. Me emocionei quando cumprimentei algumas pessoas, quando fiz entrevistas, quando assisti algumas provas.


Registro aqui meus parabéns a todos os participantes desse evento maravilhoso, em especial a Fabi Ruman, Pedro Ricci, Jone Carlos, Murillo Franklin Moreno e Jonathan Candido. Uma enorme alegria ver vocês vencerem!


E que todos nós sigamos firmes nas nossas tentativas, errando e acertando. Perseveremos. Até a próxima prova!

145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Polêmicas da Rédeas Parte 2: Elegibilidade de Amadores

O segundo assunto mais polêmico da enquete foi a questão da elegibilidade de amadores. Com certeza esse vai ser o mais difícil de escrever, destrinchar de um jeito organizado, e ainda correndo o risco

bottom of page