top of page
  • Foto do escritorKaroline Rodrigues

Dê o nome certo ao seu negócio

Atualizado: 29 de dez. de 2020

Tenha claro qual o núcleo do seu negócio para escolher um nome apropriado que não cause confusões nos seus clientes e no público em geral.


Quanto ao “onde”


A despeito das diferenças culturais que podem existir quanto à nomenclatura, as propriedades rurais podem ser, de modo geral, definidas da seguinte forma:


Fazenda = grande propriedade rural em área, medindo mais de 100 hectares (1 alqueire igual a 2,42 hectares ou 1 hectare igual a dez mil metros quadrados). Dedicada à criação de gado ou ao plantio de culturas.

Haras = propriedade destinada à criação de equinos, normalmente com o mesmo tamanho de uma fazenda.

Sítio = propriedade rural com área menor do que as fazendas, em torno de 10 e 99 hectares. Costuma ser usada para criar algumas cabeças de gado, plantações de legumes e verduras que não ocupam tanto espaço, ou para recreação e lazer. Localizadas longe de áreas urbanas.

Chácara = propriedade rural que ocupa geralmente menos de 10 hectares de terra. As chácaras são localizadas mais próximas às áreas urbanas e costumam ter a finalidade recreativa.

Rancho = Os ranchos, semelhante às propriedades norte-americanas assim chamadas, têm finalidade produtiva agropecuária. Sua área pode variar desde à de uma chácara à de uma fazenda. O mais importante é a finalidade do núcleo produtivo da propriedade, e remete ainda ao ambiente familiar do local.


Foto: Foto Perigo

Em qualquer caso, todas referem-se à IMÓVEIS, propriedades rurais com matrícula registrada em cartório, com coordenadas geográficas, plantas, limites, divisas e marcos. Por exemplo: Rancho Karoline, Candido’s Ranch, Haras VSJ, Fazenda Pantaleão.


Quanto ao “o que”


Nesse sentido, recomenda-se que empresas, operações, negócios e atividades tenham o seu nome conforme sua finalidade, o objeto principal do negócio. Por exemplo: Centro de Treinamento X, Central de Reprodução Y, Assessoria Z.


Existe uma tendência de usar palavras em inglês, tais como “Reining Horses” ou “Performance Horses” associado ao nome do treinador responsável, o que é compreensível, tendo em vista que a origem das modalidades é norte-americana. A dica, nesses casos, é, em primeiro lugar, escrever corretamente. Arriscar na língua estrangeira requer, no mínimo, atenção à grafia.


Além disso, é preciso entender o que os nomes realmente dizem sobre seu negócio. Por exemplo, "Reining Horses" diz que a pessoa é especializada em cavalos de Rédeas, como Vanlandingham Reining Horses. Já "Performance Horses" diz que a pessoa é especializada em mais de uma modalidade, como "Todd Bergen Performance Horses", que trabalha com Rédeas e Working Com Horse. Afinal, um "performance horse" faz referência a um cavalo de performance, um atleta, e não especificamente à uma modalidade. Por isso, é preciso cuidado para usar terminologia estrangeira para usá-la corretamente. Já que é pra copiar dos gringos, faça-o direito.


Foto: Daniela Venturini

Todos esses negócios podem ser sediados, realizados, praticados ou localizados em um endereço, que não necessariamente são de sua propriedade, e que inclusive podem ter outro nome, ser imóveis urbanos ou imóveis rurais, tais como os mencionados acima.


Sendo assim, um Centro de Treinamento X pode ser operado no Rancho A, uma Central de Reprodução Y pode ser localizada no Haras B, uma Assessoria Z pode ser sediada na Fazenda C.


Por exemplo: o CT Jone Carlos que opera no Rancho Coyote, a Central de Reprodução Lub que é localizada no Haras Lub (sim, são coisas diferentes), a própria Plusoneandahalf, que é sediada no Rancho Karoline.


A dica é não complicar. Quanto mais simples, mais o seu negócio fica corretamente identificado e localizado.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page